.

“São os homens e não as casas que fazem a cidade.”
·

Thomas Fuller, escritor inglês  – 1654/1734)

·
Tomando como motivo a frase acima do escritor Thomas Fuller, o “Preservemos Floripa” se permite  trazer o tema aqui para a nossa realidade manezinha.

·

Mansões Construídas precisam ser habitadas por Mentes Cultivadas. Se assim não for, Jurerê Internacional, Avenida Beira Mar e adjacências, daqui a vinte anos serão um amontoado de habitações deterioradas e decadentes. E vinte anos passam rápido.

·

As cidades charmosas e interessantes do mundo são aquelas permeadas por cultura, pensamentos e pensadores. Paris é Paris por causa das idéias que tem recheado as habitações, com arte, conhecimento e cultura, por séculos e séculos. Isto lhe deu estilo e charme.  Não estamos querendo dizer que Florianópolis queira se transforma numa Paris. Estamos entendidos?

·

Agora falemos de Dubai. Dá pra comparar Paris com Dubai? Não dá. Dubai não passa de um amontoado grotesco de edifícios luxuosos, sem vida, sem história, que não se sustenta, não se sustentará. É árido, estéril.

·

Nova Iorque é o que é porque abrigou ao longo das décadas os melhores cérebros do mundo, que enriqueceram a cidade com suas idéias, idéias estas rechaçadas e perseguidas pelos preconceituosos nazistas europeus. E repetimos: longe de querermos comparar Florianópolis com Nova Iorque, por favor.  Queremos aqui apenas expor o espírito da coisa.

·

Então, senhores construtores de bairros e cidades, não precisamos de mansões apenas. Que venham as mansões, sim, ora, por que não? Mas as mansões o vento levará, fatalmente. Precisamos de cultura, arte, ciências, idéias. Precisamos de coisas impalpáveis, que são as que realmente contam. Que são as que ficam e fazem história. Como diria o gaúcho Mário Quintana: “No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar”

·

E falando em gaúcho, que venham gaúchos, paranaenses, paulistas, e todos os outros, com seu vigor, seu empreendedorismo. seu tônus, sua vibração, sua energia. Tragam o dinheiro também, lógico, porque um capitalismo saudável é muito bom – mas com cultura junto. Os manezinhos agradecem, mesmo porque xenofobia faz mal ao cérebro, ao coração e ao corpo.

·

Assinado:

Preservemos Floripa

·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: